top of page

Quem tem direito a cidadania Alemã?


A Constituição Alemã e as leis do País garantem aos descentes de alemães que emigraram da Alemanha para o Brasil o direito à cidadania Alemã.

Para obter a cidadania alemã, você deve descobrir quem é seu antepassado Alemão.

Os documentos necessários dependem de fatores pessoais do interessado e devem ser analisados por um advogado caso a caso.

Os documentos que comprovam laços de sangue "ius sanguinis" com um antepassado Alemão serão essenciais para o processo, tais como: certidão de nascimento, certidão de casamento e certidão de óbito.

O tempo médio para obtenção da cidadania Alemã é de 2 a 3 anos e meio.

Para ter direito à nacionalidade alemã:

Pelo princípio legal do "ius sanguinis"a nacionalidade alemã é transmitida pela filiação. Basta que o pai ou a mãe tenha nacionalidade alemã.

Em caso de os pais não serem casados e apenas o pai ter cidadania alemã, o filho tem de ser reconhecido como legítimo antes de completar 23 anos.

Poderá ser naturalizado por tempo de residência permanente, após 8 anos morando legalmente na Alemanha, dependendo do caso, pode ser menos;

Na Alemanha não é possível, em princípio, ter mais de uma nacionalidade, quem quiser se naturalizar alemão tem que abrir mão de sua antiga cidadania. Mas existem exceções. Cidadãos da União Europeia (UE), por exemplo, não precisam, em princípio, entregar sua nacionalidade.

A dupla cidadania também é aceita em casos de países como o Afeganistão, Argélia, Irã, Tunísia ou Marrocos, que não liberam os cidadãos de sua nacionalidade. A dupla nacionalidade também é aceita quando o outro Estado impõe condições inaceitáveis, como, por exemplo, taxas exorbitantes para a liberação da nacionalidade.

Na Alemanha, não é possível requerer a naturalização após a condenação pela prática de um delito grave.


bottom of page